17/02/16

Doença Celíaca

A neta Margarida foi ao médico. Andava tristinha, a perder peso, com dores de barriga, diarreia e vómitos...
O diagnóstico foi difícil mas graças à eficácia e profissionalismo do Dr. José, após a realização de várias análises, verificou-se que ela era... celíaca!

Ser celíaco/a com 3 anos pode ser complicado... As restrições alimentares são imensas pois o glúten encontra-se na maioria dos cereais que estamos habituados a comer. Só o milho e o arroz são inofensivos. 

Ir a uma festa de anos e não poder comer o bolo de anos ou mesmo a mais simples sandes faz-nos ser notados e muito pouco sociáveis. A mãe Manuela falava sempre previamente com a mãe do aniversariante e explicava  que a filha só podia comer pipocas e gelatina.

E em casa da avó Mariazinha aprendeu-se tudo sobre a doença, a fazer sopa sem batata (courgette, abóbora e lentilhas são uma boa alternativa) e um sem número de receitas para a Mariana ser feliz e a avó sentir-se segura e poder continuar a mostrar-lhe o seu amor.

E a Mariana cresceu com a auto estima e confiança necessária, uma vez que a sua família percebeu que ser celíaco... não era problema nenhum! ;)