30/04/16

O que vestir?

A avó Sofia chegou a casa danada! Então deu uma opinião à filha Carla e era assim que ela reagia,  a desautorizá-la perante a neta Joana?

O avô  Afonso sentou-se ao lado dela, olhou-a e ela, aos poucos, foi-se acalmando.

E acabou por contar-lhe que esteve em casa da filha e que verificou que esta deixava a neta Maria, com 4 anos, escolher a roupa dela mesmo que estivesse amarrotada, por estar ainda a secar. Amarrotada! Que figura na escola... O que as pessoas iriam pensar? 

Além disso, se a neta já fazia o que bem queria, como a filha iria ter mão nela quando fosse mais velha? E a filha nem quis saber! Falou-lhe como se ela nem soubesse o que estava a dizer!...

O avô deixou-a desabafar. E passado um bocado, levantou-se e foi telefonar à filha.
Colocou-a em alta voz, para a avó também poder entrar na conversa. E falaram sobre o assunto, a filha assumindo que talvez deixasse a neta levar a roupa que queria para não arranjar conflitos e a avó a admitir que talvez tivesse exagerado a sua posição.

Acabaram por combinar que seria bom a neta Joana escolher o que vestir desde que o escolhesse na véspera e previamente combinado com a mãe ou a avó, caso dormisse lá em casa.
Desta forma, aprenderia a ser autónoma, a responsabilizar-se pelas suas decisões e a aprender a negociar com outras pessoas.

Tudo está bem quando acaba bem, certo? ;)

0 comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos a sua opinião.
Todos os comentários estão sujeitos a prévia moderação.